Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Revisão da vida inteira

Nova Tese para Revisão de Aposentadoria do INSS

Publicado por Material Juridico
há 9 anos

Nova revisão das aposentadorias dá reajuste para quem tem contribuições altas antes de 1994

A nova revisão das aposentadorias que começa a ser reconhecida pela Justiça pode dar direito a atrasados de mais de R$ 231 mil.

O que mais influencia o valor dos atrasados não é o ano em que a aposentadoria foi concedida, mas sim a diferença mensal no benefício com a revisão.

A mudança consiste em incluir, no cálculo da aposentadoria, as maiores contribuições de toda a carreira do segurado. Hoje, ao conceder o benefício, a Previdência utiliza os 80% maiores salários desde julho de 1994 para calcular a média salarial, limitados ao teto. As contribuições mais antigas, em outras moedas, ficam de fora.

Muitos segurados que tinham contribuições maiores nas décadas de 70, 80 e início dos anos 90, e diminuíam o valor dos pagamentos ao INSS ou tiveram redução salarial, foram prejudicados.

Antes de procurar a Justiça, é preciso consultar um especialista que faça as contas. Há casos que não vale a pena.

Quem consegue ganhar a revisão tem o direito de receber os atrasados de cinco anos anteriores à ação mais o tempo de espera.

Contribuições

As contas são necessárias porque, mesmo tendo contribuído com valores maiores, nem sempre é possível ganhar com nova revisão.

Contribuições mais antigas ficam de fora

As contribuições de antes de julho de 1994, ou seja, anteriores à implantação do Plano Real, ficam de fora do cálculo da média salarial que o INSS faz para conceder as aposentadorias.

Esses pagamentos mais antigos são usados apenas para calcular o tempo total de contribuição. Ou seja, para completar o tempo mínimo exigido e também para definir o fator previdenciário do segurado.

Entenda a nova revisão

Conhecida como revisão da vida inteira, dá direito de o segurado incluir na conta da aposentadoria os pagamentos recentes e mais antigos.

Como é hoje - O INSS calcula o benefício com base na média salarial, que corresponde aos 80% maiores salários desde julho de 1994, pagos após o Plano Real. - As contribuições mais antigas, em outras moedas, ficam de fora da conta e são consideradas apenas para calcular o tempo total de contribuição.

Novidade - Com a revisão, a média salarial é definida com os 80% maiores salários do segurado em toda a sua carreira. - As contribuições pagas em outras moedas também entram na conta.

Quem sai ganhando com a revisão - O segurado que contribuiu ao INSS com valores altos antes de 1994. - Quem ficou muito tempo sem contribuir com o INSS nos últimos 20 anos. - O trabalhador que passou a pagar contribuições menores desde os anos 90.

Acesse o Material Completo: http://www.materialjuridico.com.br/peticao-revisao-vida-toda-pbc-total-1994/

  • Publicações10
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9260
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisao-da-vida-inteira/222816787

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Saudações: Como eu poderia obter uma planilha de Calculo para Simular a aposentadoria calculando a vida toda? Se souberem peço enviar pelo meu e-mail newtonbellini@hotmail.com - Antecipo agradecimentos. Newton Bellini continuar lendo

Saudações: Como eu poderia obter uma planilha de Calculo para Simular a aposentadoria calculando a vida toda? Se souberem peço enviar pelo meu e-mail marycanova88@hotmail.com
agradeço Marilene Aparecida canova continuar lendo

Bom dia! Como poderia obter uma planilha de Calculo para Simular a aposentadoria calculando a vida toda? Se souberem peço enviar pelo meu e-mail abjuridicorj@gmail.com
agradeço Luzia continuar lendo

Tendo em vista que nessa revisão da vida toda o objetivo é revisar o valor da RMI com base em todas as contribuições previdenciárias do segurado, é cabível postular também: (i) a aplicação do incremento do IRSM (39,67% em fev/1994) na atualização monetária do salários-de-contribuição anteriores a jan/1994 (inclusive); e (ii) se a média aritmética simples resultar valor superior ao teto, cabe também a aplicação do índice-teto no 1º reajuste da renda mensal do benefício? continuar lendo

Saudações: Como eu poderia obter uma planilha de Calculo para Simular a aposentadoria calculando a vida toda? Se souberem peço enviar pelo meu e-mail acs.carlos@yahoo.com.br - Antecipo agradecimentos. Antonio Carlos continuar lendo