jusbrasil.com.br
22 de Setembro de 2019

Justiça garante a restituição do ICMS cobrado na conta de luz

Milhares de consumidores têm direito à restituição do ICMS cobrado indevidamente.

Material Juridico, Advogado
Publicado por Material Juridico
há 3 anos

Justia garante a restituio do ICMS cobrado na conta de luz

A ilegalidade ocorre quando o Estado não lança a tributação apenas sobre o valor da energia elétrica efetivamente consumida, como deveria ocorrer. A base de cálculo do imposto também inclui as Tarifas de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição e Transmissão, ou seja, o Governo cobra o imposto sobre o valor total da conta.

O Superior Tribunal de Justiça já teve a oportunidade de analisar o tema em diversas ocasiões, inclusive recentemente, e determinou ser ilegal a cobrança. Veja o julgado:

Justia garante a restituio do ICMS cobrado na conta de luz

Vários tribunais estão seguindo o entendimento do STJ, a fim de determinar que se exclua da base de cálculo do ICMS os encargos da fatura de energia elétrica.

Consumidores de todo o país podem acionar a Justiça para reaver os valores pagos nas faturas de energia dos últimos cinco anos.

Para agilizar e facilitar o seu trabalho, você pode acessar o Material Jurídico Completo sobre o tema, com o objetivo de garantir os melhores resultados na Ação Judicial. >>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Justia garante a restituio do ICMS cobrado na conta de luz

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Material jurídico completo sobre o tema. Gostei muito do conteúdo... Indico e aprovo. continuar lendo

Material muito prático e de fácil entendimento, mesmo para quem não entende muito de direito tributário, como eu kkkkkkkkkk, A tabela também é bem fácil de usar! continuar lendo